E assim, Tu anunciaste de antemão a Abraham nosso pai sobre a miséria de seus descendentes, em país que não era seu, como está escrito no Livro de Tua Lei (escrito por hakhams):

 

E mostraste sinais e prodígios a Faraó, e a todos os seus servos, e a todo o povo da sua terra, porque soubeste que soberbamente os trataram; e assim te adquiriste nome, como hoje se vê.

(Neemias 9: 10)

 

Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los -á e afligi-la-ão quatrocentos anos.

Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda.

(Gênesis 15:13-14)

 

Como está escrito (escrito por hakhams):

Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates. (Gênesis 15:18)

 

Então, Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cam.

E ele multiplicou sobremodo o seu povo e o fez mais poderoso do que os seus inimigos.

Mudou o coração deles para que aborrecessem o seu povo, para que tratassem astutamente aos seus servos.

(Salmos 105:23-25)

 

E os egípcios puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas.

E edificaram a Faraó cidades de tesouros, Pitom e Ramessés.

Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.

E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; assim, lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo, com todo o seu serviço, em que os serviam com dureza.

(Êxodo 1:11-14)